Como manter uma relação saudável com apps de relacionamento

Manter uma relação saudável com aplicativos é importante para a saúde mental

Por: Lucas Pemasan

    Escondido atrás da logomarca do seu aplicativo de relacionamentos existe um mundo diferente daqui de fora. Com suas próprias regras. Concorda? Mesmo um marinheiro que ouse desbravar esses mares, e esteja nele a anos, não entende suas profundezas completamente. Qualquer pessoa que use esses aplicativos por um certo tempo começa, como que por osmose, a incorporar e entender o ambiente e como ele funciona. Mais do que a busca por parceiros ou parceiras, parece que há algo a mais ali. Misterioso a principio. Todo ser humano precisa pertencer a algum grupo social. Seja para o bem, seja para o mal. É uma característica ancestral da nossa espécie. 

Logo do Tinder, um aplicativo de relacionamentos para todos os gêneros
Tinder (reprodução da internet)

    Qualquer aplicativo de namoro é uma rede social, um instrumento, um meio, e não o fim. E lá existem muitas maneiras de aparecer. Corpos muitas vezes antes de rostos e identidades. Evidentemente que num lugar como esse as decepções são inevitáveis em algum momento. Pessoas decepcionam, às vezes sem querer. É interessante observar que para uma vida saudável não basta apenas trocar refrigerante por água e ir na academia. Se sua mente não estiver saudável, sua saúde física não será completa. Uma mente cansada e chateada com as coisas da vida por exemplo, tende a ter resultados no físico também. Estresse baixa a imunidade. 

    Se faz necessária alguma resiliência para saber lidar com a rejeição na vida e bem... nesses apps não é diferente. Conheço gente que já desistiu de usar o aplicativo por inúmeros motivos, mas principalmente por frustração de expectativas. Não os julgo, às vezes é melhor se afastar do que te faz mal, do que te machuca, para seguir em frente. Toda e qualquer rede social só funciona porque é feita de pessoas e pessoas erram. Por isso saber filtrar o que acontece funciona como uma chave para não se frustrar. 

Imagem do logotipo do Grindr, um aplicativo homens gays
Grindr: aplicativo pra homens gays (reprodução da internet)

    Lembre-se de que a quebra de expectativas geralmente é um gatilho para a tristeza. Ao sofrer uma rejeição, lembre-se de quem você é e de seus valores. Um aplicativo é apenas um instrumento. O amor próprio é absolutamente importante acima de quase tudo. Pra amar alguém você tem que se amar primeiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica: O Oscar e a diversidade

Lollapalooza é mais do que música