Sobre saúde mental e likes

 Likes não podem ser mais importante do que sua saúde mental!

Por: Lucas Pemasan

 Eu pensei em gritar aqui tudo o que eu tenho contra as redes sociais. Mas não cumpriria a minha própria proposta de escrever um texto reflexivo. Seria mais um protesto online. E além disso soaria um pouco hipócrita, já que eu também as uso. Então vamos juntos com calma😉

    Falar de saúde mental hoje em dia é um grande leque com várias pontas. E uma delas certamente são as redes sociais. É inacreditável como elas tomam nosso tempo e às vezes, nosso psicológico. Se você passa horas e horas a mais num lugar de socialização virtual e não consegue se desligar... bem... pense também que proporcionalmente você está passando horas e horas a menos do lado de fora das telas. 
O que você tem de se perguntar é: eu estou vivendo de acordo com o que quero? Com o que preciso?
gif do post sobre saúde mental e likes do blog Pemasan Entretê


    As redes sociais são como praças públicas, onde vamos mostrar quem somos e o que queremos. Na hora de dar alguns cliques por aí nessas "praças" virtuais pense que seu tempo é precioso e tente usá-lo com sabedoria. Independentemente de seu objetivo... sei lá... como diversão, por exemplo. O algoritmo (a programação) te dá sugestões com base no que ele percebe, através de curtidas e interações suas, com as de outras páginas. Ele considera que dar likes significa que você gosta daquele tipo de conteúdo e seguidamente, oferece mais e mais do mesmo. 
gif do post sobre saúde mental e likes do blog Pemasan Entretê


    Uma coisa preocupante a se observar é quando as redes começam a te fazer se sentir mal. Exemplificando: comparações entre a sua vida e a de seu vizinho de perfil que te façam se sentir mal Quando você começa a se subjugar é melhor rever seu tempo e a forma como usa as redes. E se isso te afetar profundamente de maneira que te impeça de ser feliz é melhor começar a avaliar a necessidade de procurar ajuda de um profissional de saúde mental. 
    
    Saúde mental é tão importante quanto a física. Sem saúde mental não somos nada. As interações virtuais precisam constantemente ser revisadas por nós humanos, pois só com essa vigilância é que poderemos tornar esses lugares de uso público, seguros. No Youtube é possível encontrar diversas entrevistas de psiquiatras renomados que falam sobre a influência das redes sociais na nossa vida. Na internet existem estudos publicados dessa relação.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como manter uma relação saudável com apps de relacionamento

Crítica: O Oscar e a diversidade

Lollapalooza é mais do que música