Curta brasileiro com Fernanda Montenegro é precioso

A Dama do Estácio pode ser assistido gratuitamente no Youtube 


Atriz Fernanda Montenegro encenando a personagem Zulmira no curta metragem A Dama do Estácio do diretor e roteirista Eduardo Ades.
Recorte de cena de A Dama do Estácio (Foto: Divulgação/Reprodução da Internet)

Por: Lucas Pemasan

    Da direção e do roteiro de Eduardo Ades, A Dama do Estácio (2012) é um sabor delicioso para quem aprecia sessões cult, ao alcance de alguns cliques. O curta de pouco mais de 22 minutos convergiu em um drama poético e moderno. Poético pela maneira elegante e honrosa como Fernanda Montenegro reconduziu a personagem central Zulmira, encenada pela primeira vez em A Falecida (em 1965). E moderno pela ambientação urbana dos cenários e linguagem atual presente nas falas dos personagens. O pequeno filme está disponível no Youtube

    Neste curta Zulmira é uma meretriz que já atingiu a senilidade e acorda um dia decidida e obcecada a conseguir um caixão. Ela vai até uma loja que vende artigos funerários e pretende, com Timbira (Nelson Xavier) o dono do lugar, conseguir o objeto desejado. 

    Eduardo Ades roteirizou e também dirigiu. Cuidou para que as cenas e os contextos falem por si. Diálogos e situações encenadas pelos atores instigam o espectador a tatear com os olhos e os pensamentos na busca dos significados.

    Há bem delimitada legitimidade no propósito de Ades, no entanto, instala-se o sentimento de que falta explicação para algumas coisas. Para quem gosta de filmes "redondos", onde começo, meio e fim reúnem todas as informações explicitamente, A Dama do Estácio não se encaixa no perfil. Exemplificando: como a obsessão de Zulmira surge? É uma pergunta para a qual não se tem resposta. Diz-se que com este curta pretendeu-se fazer uma homenagem à obra A Falecida, mas o espectador que porventura não assistiu ao filme de 1965, fica sem o contexto. 

    O diretor poderia ter usado, ou mais elementos que trouxessem informação significativa, ou mais diálogos, para aprimorar a obra. Contudo, o que é inquestionável é o brilhantismo quanto à atuação. Tanto que é dispensável tecer uma análise detalhada, pois o talento e a experiência do elenco garante sustentação à história. A trilha sonora usada é interessante.

    O filme "A Falecida" foi produzido como adaptação da peça de mesmo nome, da autoria de Nelson Rodrigues. A Dama do Estácio teve inspiração na canção "O x do Problema" de Noel Rosa. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como manter uma relação saudável com apps de relacionamento

Crítica: O Oscar e a diversidade

Lollapalooza é mais do que música