A cobertura das TVs brasileiras na despedida à Silvio Santos

Emissoras concorrentes do SBT reverenciaram o maior apresentador da TV brasileira.

Por: Lucas Pemasan

    A partida de Silvio Santos no sábado de 17 de agosto de 2024 bagunçou os plantões de jornalistas das emissoras de TV. Nos fins de semana as redações costumam ter menos funcionários circulando por suas dependências com trabalho nas mãos. Obviamente os planos foram mudados de última hora em virtude dos acontecimentos.

    As grandes emissoras se viram obrigadas a chamar apresentadores e repórteres que geralmente descansam aos finais de semana. Na Globo a de maior audiência, uma extensa cobertura sobre a morte de Silvio derrubou a programação da tarde de sábado. 

    O Jornal Hoje começou mais cedo tirando o Globo Esporte do jogo. Foi ancorado pelos apresentadores Alan Severiano e Zileide Silva. Dois jornalistas comandando este telejornal, não acontecia há anos. A cobertura seguiu depois com Renata Vasconcellos e Cesar Tralli, entrevistando famosos e relembrando memórias de Silvio Santos. 

    No final deste dia um Globo Repórter especial sobre a vida e a carreira foi exibido. Uma vinheta Inter programas especial em homenagem a ele também passou na programação, mesma ideia e atitude teve a TV Cultura. 

    É preciso observar que a TV Globo fez uma cobertura histórica. E mais do que isso. A rede reconheceu a grandiosidade de Silvio, colocando-o como o maior apresentador de todos os tempos. Difícil imaginar que isso poderia acontecer algum dia, visto que SBT e Globo sempre tiveram uma disputa acirrada na concorrência por audiência. 

Na Globo o reconhecimento de que Silvio foi o maior apresentador de TV do Brasil.
Na Globo o reconhecimento de que Silvio foi o maior apresentador de TV
(Foto: Lucas Pemasan/Reprodução da TV)

    No SBT o plantão que se iniciou pouco mais de uma hora da divulgação da morte de Silvio Santos, durou de sábado até a madrugada de segunda-feira, em mais de 30 horas de cobertura ao vivo. Apresentadores do entretenimento e jornalistas da emissora se revezaram no trabalho de entrevistar e relembrar o trabalho do fundador da TV. E durante a segunda feira todos os programas da casa dedicaram mais tempo à essa mesma tarefa.

    O brasileiro sempre teve uma relação íntima com televisão. Pela magia que ela proporciona como forma de entretenimento. E em boa parte do tempo de existência da TV no Brasil, Silvio Santos existiu. Ele foi responsável por moldar e construir, não só o SBT, mas também a maneira como apresentadores trabalhavam. Muitos deles levaram os aprendizados que Silvio transmitiu para outras emissoras. É como se ele tivesse às semeado.

Mais sobre a emissora

Dois dias depois da morte de seu fundador o SBT completou 43 anos. A TV possui uma página exclusiva sobre sua história que pode ser acessada por aqui


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica: O Oscar e a diversidade

Como manter uma relação saudável com apps de relacionamento

Lollapalooza é mais do que música