Cid Moreira e sua voz no jornalismo televisivo brasileiro
No mundo da comunicação foi radialista e depois um dos primeiros apresentadores do Jornal Nacional
![]() |
Cid Moreira. Foto: Reprodução Instagram @ocidmoreira |
Por Lucas Pemasan
Cid Moreira nos deixou órfãos de sua bela voz e personalidade no ultimo dia 03 de outubro. Foi certamente uma pessoa muito marcante na vida de todo brasileiro com mais de 25 anos. O jeito de narrar que cativava os ouvidos de seguramente, milhões de telespectadores, foi desenvolvido por ele quando começou a apresentar programas de rádio e mais tarde na bancada do Jornal Nacional. Ele foi o primeiro apresentador do maior telejornal da TV Globo e do país ao lado de Sérgio Chapelin por muitos anos.
Cid contava com a própria voz potente, mas tinha também muita técnica. Algo particularmente dele é que suas narrações eram extremamente precisas com pausas certas nas horas certas e a entonação certa na palavra certa. E o que mais impressionava é que ele fazia tudo muito naturalmente, com uma rapidez de raciocínio louvável, na mesma hora em que lia qualquer texto que fosse.
Cresci ouvindo e o assistindo. Seu trabalho contribuiu para que eu aprendesse muito, principalmente porque eu conseguia aplicar algumas coisas nas aulas de televisão durante a faculdade. Cid foi mestre sem se vestir com o casaco de mestre, sem demonstrar autoridade de mestre. Algo que muitas vezes é imprescindível pra ensinar qualquer coisa quando uma pessoa se presta a isso.
Talvez muito se deve ao fato de que ele não aparentava tentar ensinar nada. Ele era apenas ele e do jeito dele, as pessoas que por o admirarem queriam seguir seus passos e por isso se importavam em aprender pelo exemplo.
Cid Moreira praticamente fundou a maneira de se apresentar telejornais ao vivo, como os conhecemos hoje. Fez história na TV, fez história no jornalismo, como fez história lendo a bíblia à sua maneira de narrar para tantos religiosos que seguem o livro sagrado.
Por tantas contribuições no jornalismo e no entretenimento só podemos dizer... obrigado.
Obrigado Cid Moreira!
História
No site Memória Globo existe uma página com muito mais informações e com toda a história de Cid Moreira.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário