Receita de molho romesco, um clássico espanhol vegano
O romesco é super versátil e serve até como um creme pra passar no pão do a dia
![]() |
Molho romesco pronto! (Foto gerada. Edição: Lucas Pemasan) |
Por: Lucas Pemasan
O molho romesco é um dos meus favoritos. Apesar de ter romesco no nome, ele não tem nada haver com Roma, na Itália. Esta delicia é de origem espanhola, mais especificamente da Catalunha.
Conta a história que os pescadores de Tarragona muito antigamente, criaram um molho pra acompanhar os pescados do dia a dia, muito consumidos nessa região. Surgiu então essa delicia que é uma receita beeeeem mediterrânea! E veganíssima!
Com amêndoas, azeite, pimentões vermelhos tostados, tomates assados e algumas porções de pão, o romesco é mais do que um simples molho. É quase um creme gostoso.
Ele pode ser acompanhamento em um aperitivo antes de grandes refeições, mas pode também compor pratos estrelados, como lulas. Peixes, frangos e saladas também ficam divinos com molho romesco. Ele é ultra versátil.
Por ter uma textura semelhante a uma pasta cremosa, pode ser até comido com um bom pão!
A seguir você tem a minha versão de molho romesco.
INGREDIENTES (para 6 porções, o equivalente a 1½ xicara de chá)
• 1 pimentão vermelho
• 3 tomates maduros
• 1 dente de alho médio
• 3 colheres (sopa) de amêndoa tostada com casca ou nozes
• 1 colher (chá) de pimenta calabresa seca
• 1½ colher (chá) de vinagre de vinho tinto (se tiver outro tipo de vinagre pode substituir).
• azeite a gosto
• sal a gosto
*** O pão é um elemento da receita tradicional que eu preferi não colocar pra tornar o molho mais leve. Se você quiser pode usar pão, inclusive pode ser pão amanhecido também. Corte-o em pedaços antes de colocar no processador. Outra alternativa interessante é usar um pouco de farinha de rosca.
MODO DE PREPARO
Asse os tomates em air fryer por 10 a 15 minutos ou no forno com azeite por 30 minutos. Com pele e é opcional tirar as sementes. Toste os pimentões inteiros na boca do fogão até que a pele fique totalmente queimada. Não tenha medo, desse passo, apenas use um instrumento adequado para isso. Deixe esfriar um pouco e retire a pele queimada de todos os pimentões, as nervuras e as sementes.
Após todo o mise en place pronto é hora de triturar tudo junto no processador de alimentos. O alho já descascado, as amêndoas (ou nozes), a pimenta calabresa, os pimentões, o vinagre, os tomates (e o pão ou farinha de rosca caso você opte por usá-los).
Após tudo estar triturado é só levar o molho em uma panela que caiba, ao fogo médio para alto por uns minutos, até que comece a borbulhar. Viu bolhas? Desligue e acrescente o sal a gosto. O intuito é que o molho fique semelhante a uma pastinha cremosa, parecido com patê, mas um pouco mais suculento. Sirva quente ou frio da maneira como preferir.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário