Vitale Barberis Canonico: desde 1663 criando tecidos de alta costura
Empresa italiana tem mais de 3 séculos e funciona até hoje
![]() |
Logomarca da Vitale Barberis Canonico empresa italiana criada em 1663 (Foto Reprodução da Internet) |
Por: Lucas Pemasan
Imagine uma marca que passou por eras. Pense em tudo que você já leu ou viu sobre guerras, mudanças politicas, pandemias, grandes eventos mundiais ou na sua vida que seja. Sim esta companhia nasceu e já testemunhou muita coisa. São mais de 350 anos de existência.
A Vitale Barberis Canonico criada em 1663 é mais do que uma fabricante de tecidos italiana! É uma embaixadora dos tecidos de altíssima qualidade. Trata-se da fábrica mais antiga do mundo dessa linha de produtos e um dos negócios mais antigos do mundo.
A marca nasceu muito antes das grandes grifes italianas que fazem parte do dia a dia das classes mais abastadas. As conterrâneas de país como: Zegna, Gucci, Prada, Valentino, Bottega Veneta, Dolce & Gabbana (entre outros mega nomes) vieram séculos depois ocupar as calçadas e corredores de shoppings de todo o planeta.
Segundo o próprio site da Vitale a primeira venda foi feita para o Duque de Saboia na fundação do negócio. Tal fato já mostrara ao mundo a que veio a companhia de tecidos mais antiga da história humana, ainda em funcionamento.
Os séculos se passaram e de tempos em tempos a casa Vitale foi se tornando mais tecnológica, acompanhando as evoluções através do tempo. As vendas aumentaram e as exportações para outros países em vários continentes também.
Em pleno 2025 a Vitale ainda produz centenas de milhares de tecidos de lã por ano em sua fábrica fincada em Pratrivero, distante cerca de 80 quilômetros de Torino, na região de Piemonte, localizada no noroeste italiano.
É comandada há 13 gerações pela mesma família fundadora. A companhia é uma pérola artesanal no meio de um mar de outras empresas de roupas, muitas das quais inclusive não sobreviveram pelos motivos próprios de cada uma. Cerca de metade dos produtos são comercializados sob o nome Vitale Barberis Canonico. A porcentagem restante é vendida a grandes clientes que incluem outras empresas do gigante universo fashion.
Não só a indústria da moda faz parte do mundo da label. A título de curiosidade... a Vitale (ou VBC para os mais íntimos) foi escolhida pela gigante italiana e internacionalmente conhecida Ferrari, em 2012, para que a lã da marca servisse ao projeto "feito sob medida". Tudo para que os donos pudessem personalizar seus carros com os tecidos de alta qualidade da fábrica têxtil mais antiga do mundo.
Claro tem presença mundial e não podíamos ficar de fora. No Brasil também é possível encontrar produtos da Vitale Barberis Canonico. Ternos feitos com a lã da companhia podem ser achados com certa facilidade, em lojas famosas como a da rede Brooksfield que inclusive está disponível para compras online no site.
Hoje a empresa se mantém atual. Fez investimentos ao longo da história e conseguiu se manter relevante no mercado têxtil mesmo com o nascimento de novas gigantes da indústria da moda. Afinal são impressionantes três séculos e meio de funcionamento sem interrupções. É muito pra uma empresa! Em entrevistas recentes representantes da companhia revelaram que existe folego para mais. E que venham os próximos 350 anos para essa maravilhosa label!
*Mais informações estão disponíveis no site da Vitale (clique aqui para ser redirecionado)
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário