Senhor São Paulo tem muito o que nos ensinar (Crônica)

Cidade de São Paulo é especialmente multicultural

São Paulo vista do espaço. Foto tirada pela Estação Espacial, a cidade é a parte mais brilhante e no canto superior direito, em tons alaranjados, a vizinha Guarulhos
São Paulo vista do espaço. Foto feita pela Estação Espacial, a cidade é a parte mais brilhante e no canto superior direito, em tons alaranjados, a vizinha Guarulhos (Foto: Nasa/ISS/Divulgação)

Por: Lucas Pemasan

    São Paulo é um senhor grande. Em tamanho e idade. Tudo já foi visto em sua vida. Desde a época em que eram imensas as fazendas de cafezais. O início da história. Aliás, foi o café que lhe deu doses cavalares de crescimento feito fermento para bolo. 

    Depois de todos esses anos passados, o permitido e até incentivado agora é arriscar experiências novas. Principalmente tecnológicas. Tudo chega primeiro em suas terras. Mas também pudera. Sua maturidade lhe deu mais destreza para lidar com o novo. As chances de dar certo são maiores. 

    Com o passar dos anos, alguns problemas acompanhantes de uma vida longa foram aparecendo e pior, sem solução prevista. Atualmente uma das grandes encrencas é ficar imóvel por conta do próprio tamanho. Água demais deixa tudo entupido. Falta de organização interrompe a rotina. No inverno o que sufoca é a poluição e o ar seco. Facilmente o caos pode fazer visitas.

    São Paulo tem problemas de adultos. Tudo tem que funcionar na cidade com precisão quase milimétrica. O trem tem que passar no horário certo para as viagens. O semáforo tem que abrir na hora certa, para que se atravesse mais um dia, sem sobressaltos.  

    Ainda sim este lugar tem muito o que nos ensinar. Principalmente sobre acolhimento a culturas diferentes. Sobre tolerância e diversidade. Existem várias cidades dentro dessa cidade. Existem várias emoções e histórias que nascem, crescem e deixam suas marcas. Tudo isso alimenta este senhor que continua a crescer, além da nossa compreensão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como manter uma relação saudável com apps de relacionamento

Crítica: O Oscar e a diversidade

Lollapalooza é mais do que música