Como escrever uma crônica? (As maravilhas do texto)

Uma crônica sobre como produzir outras crônicas...

Uma folha de papel escrita com a palavra "Chronicle" (crônica - traduzido para o português) e um lápis.
Animação gerada (Edição: Lucas Pemasan) 

Por: Lucas Pemasan

    Meia noite e quarenta e dois de uma terça de setembro. Decidi fazer uma crônica sobre como fazer crônicas. Bem no estilo metalinguagem mesmo. É descabelador, mas ao mesmo tempo maravilhoso fazer crônicas. Quando você se depara com o resultado final da sua obra o sentimento é encantador.

    Este é um estilo textual dos que mais permite a criatividade e a leveza. Muitas vezes ela revela uma visão de mundo do autor. E é justamente isso que traz o encanto. Existem algumas regras a serem cumpridas pra que o seu (meu) texto seja classificado como crônica. 

    A primeira coisa é a escolha de um tema. O surto já começa aí. Geralmente os escritores de crônica escolhem fatos do cotidiano, coisas pequenas, acontecimentos pequenos que na maioria das vezes passa despercebido pelos olhares no meio da correria. Por exemplo a relação entre gatos e seus donos, como esta aqui neste blog com o título Gatos e gatices, ou esta aqui em outro site, onde o autor discorre sobre a palavra Cachorrada.

    Minha primeira escrita neste gênero textual foi na faculdade de jornalismo. A professora de Estudos de Linguagem colocou como tarefa que cada um escrevesse uma crônica. Escolhi o tema "deixar pra última hora" que inclusive foi reproduzido aqui neste blog. Foi maravilhoso e inesquecível. Pois não é que este texto me desvirginou no mundo das crônicas?

    Enfim... voltando... Outros preferem escrever sobre assuntos com diálogos. Mas o importante, o que caracteriza a crônica é que ela sempre está relacionada a um fato real, do ponto de vista do autor. Qualquer que seja o seu tema, ele deve obedecer esse caminho.

    Existem estilos de crônica e de escrita pra você encaixar seu tema. São eles: poética, humorística, crítica ou reflexiva. Eu tento me expressar em doses homeopáticas, pra não deixar o leitor maluco com meus pensamentos, seja qual for o estilo escolhido. 

    Após a escolha do tema é essencial que você debruce seus neurônios sobre ele. Isso é necessário pra desenvolver o texto. Algumas perguntas podem ajudar como: O que acontece? Porque escolhi? O que quero mostrar para as pessoas com este tema? Qual caminho vou percorrer pra escrever sobre ele? Seja o mais criativo e observador que você conseguir. Se precisar faça um pequeno roteiro (mais trabalho?)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tostitos chega mais forte ao Brasil (review de sabores)

Crítica - Um Crush Para o Natal (Single All The Way) - 2021

O que são nail arts?